sábado, 7 de agosto de 2010

Ambientes Interativos Na Escola


A cada dia os ambientes interativos vêm sendo utilizados no processo de aprendizagem para a ampliação do espaço pedagógico e como agente facilitador a comunicação e informação. Neste contexto, a geração do século XXI vem requerendo estratégias de aprendizagens que envolvem novas competências nos corredores educacionais, assim, os ambientes virtuais podem ser uma excelente ferramenta a ser incorporada na promoção do conhecimento e na interação entre professores e alunos.
A utilização desta nova estratégia de construir o conhecimento requer novas competências que a atual sociedade exige; a formação de seres críticos, atuantes criativos, que tenham capacidade de compor, recompor, tornando-se sujeito e produtor do próprio conhecimento.
Dentre os pontos relevantes na incorporação desta ferramenta no processo de ensino aprendizagem podemos destacar: o foco de ensino passa a ser a construção de aprendizagens cooperativas; o professor deixa de ser o centralizador do saber e passa a ser um mediador e parceiro; envolve a busca de idéias diferentes, de novas estratégias ou práticas que possam auxiliar os alunos a re-pensar o seu modo de fazer as coisas; cria novos conhecimentos de valores e outros que vamos descobrindo no decorrer dos estudos e aprendizagens.
Para que a escola esteja atenta as novas transformações é necessário que incorpore e integre os recursos tecnológicos utilizando o que de melhor cada um tem para oferecer na promoção de uma aprendizagem significativa
Dentre as várias ferramentas que podem ser incorporadas no processo de ensino aprendizagem na escola encontramos o blog. O blog é uma ferramenta fácil de usar que permite a publicação de mensagens individuais ou em grupo por qualquer pessoa que tenha um pouco de experiência com o mundo digital e sem qualquer conhecimento de linguagem do tipo HTML. Na escola ele pode substituir o quadro de avisos, conter os programas e material de um curso, apresentar trabalhos, possuir tarefas e indicação de leituras pelo professor. O seu acesso pode trazer discussões sobre o uso da informática na educação bem como servir de avaliar para o professor analisar a conduta dos alunos diante desta ferramenta.
Alguns estudiosos e pesquisadores defendem a utilização do Orkut e Youtube como ferramenta de recurso pedagógico a ser incorporada no ambiente escolar como inclusão digital. No Orkut a defesa gira em torno da interatividade que existe, uma vez que os jovens e adolescentes se utilizam deste recuso para se comunicarem e interagirem entre si e que o Brasil é o País com o maior numero de membros. Um dos pontos positivos destacados entre os defensores é a utilização dos fóruns como ferramenta de debate, vez que neste contexto o professo poderá encontrar inúmeras possibilidades para despertar o interesse dos alunos a participarem das atividades propostas. O Youtube é um serviço online de vídeos que permite qualquer pessoa verem e compartilhar vídeos postados. Hoje também é utilizado pelas Universidades nos EUA.
Outras ferramentas como MSN, Chat, Wiki, Webquests também podem serem utilizadas na aprendizagem no ambiente escolar pelo professor, cada uma delas devem ser analisadas na sua peculiaridade e eficiência , pois nem sempre estão adequada aos objetivos a que o professor propõe. Neste sentido o professor deve estar atendo a que objetivos pretende alcançar para não utilizar os recursos só com um meio sem ter um fim específico.
Escrito por Adriana Canela no curso de especialização de Tecnologia em Educação da PUC/RIO

Nenhum comentário: