sexta-feira, 27 de novembro de 2009

As tecnologias e a educação


Para quem não me conhece me chamo Adriana, trabalho em Ceará - Mirim e Natal como coordenação educacional.
Pensar em tecnologias de informação fora do nosso cotidiano é estarmos desconectados com o mundo. Vejo a evolução tecnológica como um avanço as técnicas informativas. O acesso às inúmeras formas tecnológicas que surgem diariamente no contexto social, proporciona uma interação do conhecimento com os indivíduos que buscam incorporar novas ações ao processo ensino aprendizagem. Dentro do contexto escolar noto que a relação ensinar e aprender é dinâmica e a utilização dos recursos tecnológicos pode surgir como uma ferramenta a mais no cotidiano escolar.
Pensar em tecnologias é transportar barreiras, mas pensar em comunicação na educação é vencer obstáculos enraizados em nossa cultura... Na minha visão fazemos parte de um mundo de jovem numa nova era: a das informações imediatas.
A necessidade de instrumentalizar os educadores a terem melhor acesso as novas formas tecnológicas é precisamente urgente, pois surge um novo perfil de alunos voltados a era tecnológica onde os MP3, Mp4, celulares digitais, portabilidade, internet sem fio e tantas novas formas de aparelhos e diversidades tecnológicas requerem novos aprendizados. A diversidade de recursos tecnológicos que surgem diariamente traz ansiedade em nossos alunos. Assim, vejo a necessidade das instituições educacionais , como as secretarias de educação, proporcionar a instrumentalização dos profissionais de educação para que a contradição "tecnologias e formação" não seja um fator determinante da ineficiência das escolas do nosso País. Entretanto vale salientar que as novas tecnologias não são suficientes para a articulação dos projetos pedagógicos no interior da escola. Utilizar equipamentos tecnológicos requer apropriação de competências e requer também estar aberto às novas formas de aprendizagens. Aprender a aprender, aprender a conquistar, aprender a incorporar, talvez sejam atualmente os pontos necessários para a inserção de novas formas de aprendizagens.
Um Abraço Adriana Canela

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Uma Equipe Gestora so funciona com uma "GESTÂO DEMOCRÁTICA"

Reflexão no uso das tecnologias em educação

Analisando e contextualizando os textos lidos e pesquisados sobre as mídias e tecnologias observa-se que em todos os momentos desde a escolha de um tema proposto a produção textual e elaboração de uma proposta pedagógica somos cercados pelas diversas formas tecnológicas (lápis, papel, esferográficas, CDs, DVDs) e mídias (computador, livros, reportagens, diálogos, conversas pesquisas... Tudo que envolve difusão de informação). Na realidade ao postar o trabalho “Minhas vivencias utilizando mídias e tecnologias” tive o intuito de mostrar o quanto estamos envolvidos diariamente pelas tecnologias de informação e comunicação sem nos darmos conta. A interação e participação de todos que fazem parte da comunidade escolar na utilização das ferramentas tecnológicas apenas é uma conseqüência, pois o acesso e divulgação das informações são o verdadeiro protagonista da história.
As tecnologias de comunicação e informação diariamente nos influenciam no contexto escolar, basta termos acesso aos canais de TV, rádio e noticiários jornalísticos para vermos o quanto a comunidade sofre influência de algum fato em foco e o quanto a escola tem que se adaptar a estas mudanças para tentar desmistificar os alvoroços que diariamente somos bombardeados pelas informações. Um exemplo claro são as proliferações de dengue, gripe suína (influenza), doenças veneras, drogas, poluição, desmatamentos, programas sociais e tantos outros noticiários que a escola tem que diariamente acompanhar o ritmo e necessidade que a população recorre a ela para sanar as aflições e duvidas.
O grande desafio da escola hoje é poder acompanhar o ritmo das transformações tecnológicas e instrumentalizar os profissionais em educação a manusear e incorporar em suas aulas as diversas possibilidades que a internet e as mídias digitais podem oferecer a educação. E este desafio tem que ser de todos nós educadores, pois as novas gerações já estão inseridas no contexto tecnológico, e nós educadores? O que vamos fazer se não caminharmos em direção a instrumentalização e acesso a essas novas habilidades?
Fica minha reflexão, agora vamos para a ação!
Adriana Canela