quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Minhas vivências utilizando mídias e tecnologias

Há aproximadamente 11 anos trabalho como coordenadora pedagógica e ao ver a atividade “Minhas vivências utilizando mídias e tecnologias”, fiquei preocupada em fazer o relato de experiência que envolvesse o uso de tecnologias e mídias. Ao começar a pesquisar os relatos que desenvolvo conjuntamente nos projetos pedagógicos comecei a achar engraçada a minha preocupação.
Durante anos nesta função, percebi através da fundamentação com os textos, que diariamente utilizamos as tecnologias e mídias que dispomos no interior da escola para realizamos as atividades que executamos. Percebi que em várias ocasiões durante os estudos e planejamentos com professores fica quase impossível não disponibilizarmos destes recursos.
Resolvi relatar uma experiência de um Projeto intitulado “Espaço Cultural” que envolve a participação de todos, cuja preocupação foi pensar ações que contribuíssem a inserção dos jovens, adolescentes e adultos no âmbito escolar e que possibilitasse resgatar a auto-estima dos professores e alunos. Por se tornar viável e gratificante de uns três anos pra cá passamos a executar na escola durante o 3º ou 4° bimestre. Este ano durante os estudos e planejamentos com os professores, nós que fazemos parte da equipe de coordenação, propomos a escolha de um tema que pudesse ser desenvolvido e que apresentasse a minimização de uma problemática que estávamos sentindo nos últimos anos na escola. Vários temas como violência, meio ambiente, drogas, lixo, família, ética e tantos outros, foram sugeridos, e para se chegar a um consenso a equipe de professores optou pelo tema “EDUCAR, VALORIZAR E CONSTRUIR: UMA EDUCAÇÃO DE VALORES NO INTERIOR DA ESCOLA”. Com um tema muito amplo cada disciplina passou a desenvolver atividades que pudessem favorecer a participação dos alunos no processo de conscientização para a problemática sugerida.
Muitas pesquisas e trabalhos foram desenvolvidos, nos 5ºs Anos foram trabalhados os pilares dos valores como: ética, cidadania, dignidade... Pesquisaram, produziram textos e fizeram buscas na internet sobre o tema. Os professores de matemática montaram diversos jogos matemáticos objetivando desenvolver nos alunos a percepção, lógica e habilidade motora e intelectual. Os professores de inglês trabalharam textos envolvendo o processo tradutório, utilizaram diversos recursos tecnológicos dentre eles o computador, a máquina fotográfica e a internet. Os alunos produziram uma maquete do computador, apresentando as partes que ele compõe e algumas turmas passaram a semana fotografando toda a escola a fim de identificar a deterioração do ambiente escolar ocasionada pelos próprios alunos (muitos registros como, talheres e pratos abandonados nos corredores ou jardins, pichações, carteiras quebradas foram registrados pelos alunos). A professora de Ensino Religioso trabalhou os valores e desenvolveu vários temas em diversas turmas como respeito, solidariedade, perdão, união, liberdade apresentou alguns filmes na sala de vídeo para os alunos, dentre eles o Filme “Escritores da Liberdade”. Durante o desenvolvimento das atividades diversos recursos tecnológicos e da mídia impressa, eletrônica e digital foram utilizados para contribuir no desenvolvimento das ações propostas. Os professores de língua portuguesa trabalharam a produção dos variados tipos de textos envolvendo com a questão do meio ambiente. Os professores de Ciências trabalharam com os alunos a questão do lixo e da reciclagem, montaram uma sala para a produção de pufs com garrafas petti e fizeram uma experiência na utilização do reaproveitamento do óleo de cozinha, fabricaram sabão. Os de Geografia fizeram diversas aulas de campo com os alunos para pesquisar na comunidade escolar do bairro, as principais necessidades e prioridades da população local. Os de Educação Física as questões de saúde nas atividades físicas e os de Artes exposições de maquetes do ambiente escolar, instrumentos musicais, e um concurso com os alunos para produzirem um desenho que tivesse haver com o tema do Espaço Cultural e que seria o slogan nos folders e convites que serviriam para divulgação do evento que se realizou na escola nos diversos turnos de funcionamento e contou com a participação de toda a comunidade escolar.
Nos dias 24 e 25 de setembro todas as atividades foram expostas nas salas por disciplinas e Anos escolares. Nestes dias realizaram-se apresentações culturais, palestra e diversas oficinas e exposições. Vários recursos foram necessários para efetivação da proposta pedagógica. A utilização de retroprojetor, data-show, vídeo, DVD‘s, máquinas fotográficas, computador, internet, caixas amplificadas, mesa de som, microfone, programas de softwares, impressoras, reportagens, livros, radio difusora da comunidade (na divulgação do evento da escola) foram de suma importância para a execução das atividades pedagógicas.
Acredito que a utilização das TIC (tecnologias de informação e comunicação) com a diversidade das médias, tecnologias e ao hipertextos fazem parte de nosso cotidiano escolar sem nos apercebermos.
(Texto produzido por Adriana Canela no Curso
de especialização de midias na educação)

Nenhum comentário: